COMO JOGAR XADREZ


VAMOS APRENDER A JOGAR XADREZ

           O jogo de xadrez não é difícil de se jogar. Basta tão somente prestar atenção nas noções elementares. Você nunca será muito jovem ou tão velho para aprender.  Todos os Mestres aprendem a jogar xadrez a partir dos 6 anos de idade!!!

            A nossa intenção é popularizar este esporte, que vem crescendo muito em nossa região.  Por isso tentaremos mostrar de maneira lúdica, para o xadrez chegar à todas as idades, bem como a todas classes sociais.

            Vejamos como é fácil!     
           
                        I -  TABULEIRO E PEÇAS

            O xadrez é jogado por duas pessoas alternadamente, em um tabuleiro contendo 64 casas, sendo 32 brancas (claras) e 32 pretas (escuras), cabendo ao primeiro lance da partida para quem estiver jogará com as peças brancas.  O objetivo é dar XEQUE MATE.
Veja no diagrama, a colocação das peças, ficando atento para os seguintes detalhes:

§         A casa angular (do canto) de cor branca terá que ficar obrigatoriamente do teu lado direito.
§         A dama branca ficará na casa branca e a dama preta na casa preta.

II -  MOVIMENTOS DAS PEÇAS


            Cada peça obedece um movimento específico; a saber:

§         A torre movimenta-se na vertical e horizontal
§         O bispo na diagonal
§         A dama na vertical, horizontal e diagonal
§         O rei movimenta-se, somente uma casa
§         O peão movimenta-se uma casa para frente. Na posição inicial pode optar para duas casas. Depois só uma casa, sempre para frente.   
§         O cavalo movimenta-se em L (ele).

Obs. Qualquer peça pode retroceder, menos o peão. Vejam nos diagramas abaixo.



VALORES DE CADA PEÇA

            Cada peça possui um valor quantitativo relativo. Com a noção dos valores, você saberá direcionar melhor o seu jogo (veja figura 1)


                        CAPTURAS

            São feitas de acordo com o movimento de cada peça.  A peça que captura fica no lugar da capturada. Qualquer peça pode ser capturada, com exceção do Rei. A única peça que captura diferenciada das outras, é o peão. Ele faz uma captura em diagonal, com limite de uma casa. As capturas não são obrigatórias. (veja figura 2)


                        XEQUE

            É um ataque direto ao Rei, onde existem três opções de saída, de acordo com o momento do jogo:  (veja figura 2)  

q       Movendo com o Rei para uma casa segura.
q       Colocando uma peça entre o atacante e o Rei.
q       Capturando o atacante.

Importante:

q      É obrigatório sair de um xeque.
q      O Rei não pode se colocar em xeque.

            XEQUE MATE

É um ataque onde o rei não tem saída. Uma partida poderá chegar ao seu final, independente de acontecer um Mate. Um dos concorrentes em desvantagem, ameaçado de mate em poucos lances, poderá derrubar Rei. Para os iniciantes aconselhamos conduzir o combate até o seu final. (veja figura 2)


                  FIGURA 1
            FIGURA 2

            MOVIMENTOS EXTRAORDINÁRIOS

q      O ROQUE
q      O EN PASSANT( À PASSAGEM)
q      A PROMOÇÃO

ROQUE

É um movimento simultâneo entre o Rei e a Torre, cujo objetivo é dar mais proteção ao Rei. 

Existem dois tipos de roques: pequeno (na ala ro Rei)  e o grande (na ala da dama)

            Condições para se fazer o Roque:

q       O espaço entre o rei e a torre terá que estar livre.
q       Não será permitido fazer o roque, quando estiver em Xeque.
q       O Rei não poderá se colocar em xeque;
q       O Rei não deverá passar por uma casa atacada.
q       Se o Rei já tinha feito um movimento antes, o roque será impossível.
q       Acontecerá o mesmo se as duas torres tiverem sido movimentadas antes.

 Vamos fazer o roque:

 Movimenta-se duas casas lateralmente com o Rei e passa a Torre por cima, ao mesmo tempo. Esta jogada equivale a um lance. Obs.Retiramos todas as peças do tabuleiro para você visualizar melhor o movimento.
Veja logo abaixo, como você executa um roque:
   

ROQUE PEQUENO



ROQUE GRANDE
 
           
PROMOÇÃO
           
Quando um peão chega na última fila (8ª), é promovido, podendo o jogador escolher qualquer peça, que esteja fora do jogo, em lugar do mesmo, com exceção do Rei. Você poderá possuir até 8 (oito) damas, se os 8 (oito) peões promoverem.  Isto é uma teoria, pois na prática, é impossível de acontecer.
 

                                                   
                                                
 Imagens da Internet

EN PASSANT

É um movimento feito  exclusivo entre peão x peão.
                 Preste bem atenção aos movimentos mecânicos do en passant: 




 
    
Imagens da internet.
 REGRAS BÁSICAS

q       Cumprimente seu adversário antes e depois de uma partida.
q       Para arrumar algumas peças dentro do jogo, terá que pedir licença ao seu adversário.
q       Se você tocar numa peça, será obrigado a jogar com a mesma.  Pense bem, antes de realizar um lance.
q       Uma vitória terá direito a 1 (um) ponto. Um empate 0,5 ou ½ (meio) ponto e uma derrota 0 (zero).

ANOTAÇÕES DAS PARTIDAS

Uma partida de xadrez poderá ser anotada lance a lance. Para você crescer no xadrez, é muito importante saber as anotações, pois terá condições estudar temas diversos, através de livros revendo partidas de Grandes Mestres. Num diagrama, as brancas ficam na parte de baixa, atacando para cima e as pretas, logicamente atacam para baixo.

Existem dois tipos comuns de anotações: Algébrica e Descritiva.
Vamos estudar a Algébrica, que é a mais usada no mundo.

Veremos como é fácil:

Observe através da figura 1, que todas as casas de um tabuleiro, tem sua numeração. As colunas vão de a até h, enquanto que as fileiras são numeradas de 1 a 8.

Quando se faz um lance, tem que dizer qual a peça que foi jogada e para que casa ela movimentou. Você indicará a peça com a letra maiúscula e a casa com a letra minúscula.

Uma captura é indicada pelo sinal de (x), o xeque (+), o mate (++). O roque pequeno, 0- 0,  o roque grande 0-0-0.

Através das figuras 1 e 2 você compreenderá melhor.

          
 ########################################################################

                   ETAPAS DE UMA PARTIDA            
 
   
Uma partida de xadrez é dividida em 3 atos: Abertura, Meio Jogo e Final. Os iniciantes no xadrez,  devem seguir as regras elementares, que passamos seguindo os princípios básicos.

Abordaremos agora temas de combinações táticas que facilitará o seu desempenho diante de uma situação de jogo.

                                            Elementos da Combinação

O enxadrista tem toda a liberdade de orientar o jogo à sua vontade. A dependência é só das leis do jogo, e livrar o rei de um xeque; A combinação desempenha papel básico no xadrez que é limitar as jogadas do adversário.

A finalidade é restringir, obrigando-o a realizar lances únicos ou praticamente forçados. Conseguir. Enfim, seja em ataque direto de mate, seja uma vantagem material suficiente para o ganho.

                                             Elementos Indispensáveis

1)     A percepção do momento apropriado para sua realização como fruto de uma melhor posição ou equívoco do adversário.
2)     A realização do desejado, que exige segurança precisão e habilidade na condução do jogo, para bem explorar a circunstância favoráveis.

Jogo de Combinação e Jogo de Posição


A combinação – surge como conseqüência lógica de uma melhor distribuição de peças, a qual é atingida graças ao desenvolvimento de um jogo de posição. Ela secundária.

Jogo de Posição – é aquele em  que se procura alcançar para as peças, uma boa colocação, e, uma vez obtida a melhor maneira de utilizá-la. Trabalha-se com debilidades do adversário. É primordial;

                        Estratégia - é divisar uma debilidade, ou, distingui-la à medida que vai se formando.
                        Técnica – é a exploração da debilidade (Jogo Posicional)
                        Tática – é a procura, o descobrimento e a execução da combinação. (Jogo de Combinação)                 
                        A estratégia e tática requerem talento acima de tudo; a técnica exige constância e tenacidade.
                        É certo que você tem que ter um bom conhecimento tático, mas o grande jogador é aquele entende o Jogo Posicional.
                       

VAMOS APRIMORAR O SEU JOGO           


Vocês estão vendo que é fácil jogar xadrez. Como é uma fonte inesgotável de estudos; para aqueles que querem  se dedicar , tem que  recorrer aos livros para se aprimorarem, já que os temas são vastos e o nosso espaço é limitado para passarmos com mais amplitude. Aconselhamos adquirirem o livro “Xadrez Básico”  autor Orfeu D’ Agostini da editora Ediouro. Com certeza é o melhor livro editado em português. Ele dará um grande auxílio para você ser um  campeão.

Fonte: Xadrez Básico
D’Agostini

(imagens retiradas da Wikipédia)