sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Projeto de Intervenção Matemática e Xadrez

O professor de Matemática 3 Carlos Cley do Geo Petrolina idealizador um projeto para as turmas de 1ªsérie do Ensino Médio, onde inclui o xadrez como uma grande ferramenta pedagógica de grande importância contextualizando o quadrado geométrico com as suas 64 casas, onde o universo é infinito na lógica cognitiva dos cálculos demonstrando toda importância do nosso esporte no âmbito escolar.
De nossa parte estaremos dando um suporte ´para que o projeto seja um sucesso.


                               Professor Carlos Cley

             Emídio Santana x Carlos Cley


 PROJETO DE INTERVENÇÃO - MATEMÁTICA E XADREZ
PROFESSOR CARLOS CLEY - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
           
Pode-se associar o tabuleiro de xadrez a qualquer quadrante do plano cartesiano. Na figura abaixo, o tabuleiro está associado ao 1º quadrante, e essa associação é feita de forma que cada casa do tabuleiro é determinada pelo par ordenado (a, b), onde a é a abscissa e b a ordenada do ponto, representada pelo vértice superior direito. Observe, por exemplo, que as torres brancas estão localizadas nas casas (1, 1) e (8, 1), enquanto que os cavalos pretos estão nas casas (2, 8) e (7, 8). ]]


Para refletir…

I) De acordo com os seus conhecimentos, você é capaz de dizer as exatas posições dos bispos pretos?





II) Discuta também com um colega seu que esteja mais próximo se o cavalo branco da casa (7,1) pode capturar uma peça adversária que esteja na casa (2,4), e caso seja possível, diga em quantos movimentos  e descreva, pelo menos, dois trajetos usados por esse cavalo para fazê-lo.












MODELO DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA – XADREZ
PROFESSOR CARLOS CLEY

ALUNO: ________________________________________________

TURMA: _________ DATA: __________________ NOTA: _________


De acordo com os seus conhecimentos sobre funções do 1º grau e sobre as regras do jogo de xadrez, leia o enunciado com atenção e responda à atividade seguinte:

Na figura abaixo, temos um cavalo branco na casa (1,1), um bispo branco na casa (4,3) e uma rainha preta na casa (3,5). Suponha que o cavalo sempre se desloque para uma casa (a, b) com a > b, ou seja, que o seu próximo movimento seja para a casa (3,2), e que a torre e o bispo se movimentem de acordo com as regras do jogo de xadrez. Efetuando movimentos nas condições dadas, analise e dê o somatório das afirmativas corretas, justificando a resposta de cada item:
              Figura extraída da internet.

(01) Estando na casa (7,2), o bispo branco poderá ameaçar um peão preto que esteja na
       casa (3,6), caso não haja nenhuma peça entre eles no trajeto percorrido pelo bispo.

(02) O cavalo branco da figura pode, em duas jogadas, atingir a casa (5,3), e equação da
       reta que contém as casas por onde o cavalo passará é .
(04) Os pontos (1,1), (3,2), (6,3) do tabuleiro são colineares.

(08) A rainha branca da figura pode, em um único movimento, ameaçar as duas peças
       brancas adversárias, caso se desloque para uma casa (a,b) pertencente à reta y = 3,
       onde a ≤ b.

(16) O trajeto do bispo branco do item (01) define uma reta cujo coeficiente angular é igual
       a  -1.

(32) Analisando as informações do enunciado desta questão sobre o cavalo e a rainha do
       tabuleiro acima, é possível que, em algum momento este cavalo ameace a rainha que se
       encontra no mesmo tabuleiro.

(64) O bispo da figura poderá em um único movimento atingir a casa (6,5), ficando
       ameaçado pela rainha adversária. O trajeto feito pelo bispo contém os pontos
       pertencentes à reta cujo coeficiente linear é igual a -1.




Da aplicação desta atividade:

 
Este é apenas um esboço do projeto MATXAD, que associa a matemática ao jogo de xadrez. O projeto deve ser trabalhado a partir do 9º ano, priorizando, também, o Ensino Médio, até a segunda série com diferentes formas de abordagem. 

A atividade-exemplo, anexa acima, foi realizada com os alunos do 1º ano, sendo apresentada aos mesmos uma questão no estilo UFBA, com uma linguagem adequada aos assuntos abordados pelo professor em sala de aula, entretanto essa atividade pode ser elaborada para alunos das outras séries citadas, com abordagens diferentes, inclusive mais contextualizadas, como nas provas do ENEM.
 
Para a aplicação desta atividade bastam três momentos, os dois primeiros realizados pelo Professor de Xadrez, sempre enfocando o objetivo inicial, que é a interação Matemática-Xadrez, e seu objetivo maior: o aumento da concentração, da disciplina em sala de aula e desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico-dedutivo.
Assim sendo, temos:
 
1º momento: Duas horas/aulas recreativas em que serão repassadas as regras de xadrez. Essas aulas serão obrigatórias, num turno oposto ou no horário da educação física, podendo ou não ser computada como avaliação da disciplina de educação física, ficando a critério do professor da disciplina. Apesar de parecer pouco tempo, o objetivo inicial é forçar o aluno a entender as regras do jogo, para posteriormente promover a interdisciplinaridade.
 
2º momento: A realização de um torneio, preferencialmente uma semana após a 1ª atividade para que o foco não seja desviado, sobretudo como forma de incentivá-los à prática de xadrez. Essa atividade não será obrigatória, mas como premiará campeão e vice. Antes do início do torneio, poder-se-á contar a história do xadrez, enfatizando vários contextos, como, por exemplo, as guerras, pois o xadrez representa as guerras medievais, podendo ser pedido um auxílio dos professores de história, artes, orientação humana, etc., e para os alunos que têm dificuldade de contato com os demais ou deslocamento, poderão ser sugeridos alguns sites onde os mesmos pratiquem o xadrez virtual em diferentes níveis de dificuldades.
 
3º momento: Nessa etapa, a atividade seguirá o exemplo anexo,  a ser realizada no ambiente da sala de aula, com a presença do professor da disciplina de Matemática, em que o mesmo atribuirá uma nota de avaliação. 
 

É de extrema importância o engajamento do maior número possível de profissionais das diversas áreas envolvidas, sobretudo do Professor-Orientador de Matemática nos dois últimos momentos, para dar suporte técnico aos alunos nas atividades propostas.


Esta atividade aborda os seguintes temas: Função do 1º grau e estudo da reta (Geometria Analítica), mas há possibilidade de adequá-la a outros temas da Matemática tais como Geometria Plana, Trigonometria, Porcentagem, Análise Combinatória, Probabilidades, etc. Ficando por conta da criatividade do professor.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Xadrez, um esporte a serviço da educação


Estamos concluindo o curso de Licenciatura em Educação Física pela OSEAD/IES. Durante esses três anos, enfrentamos os estudos com muito esforço e dedicação procurando assimilar os ensinamentos dos professores. Dia 14 de Fevereiro de 2014 estaremos defendendo o tema, “Xadrez, um esporte a serviço da educação”, onde procuramos enfocar a importância do xadrez no ambiente escolar, justificando a ação pedagógica e a sua contribuição para uma educação de qualidade nas nossas escolas.           


INTRODUÇÃO

Na pesquisa apresentamos o Xadrez, como um jogo revolucionário onde tem justificado a sua presença nas escolas do Brasil e do Mundo, pelos  efeitos pedagógicos que ele tem causado entre as crianças e adolescentes praticantes, verificados ao longo desses anos. Diante da sua capacidade cognitiva propõe ao alunado uma forma de pensar, refletir  e calcular seus lances futurísticos.
Através do uso da internet e pesquisas em livros, relatamos o segredo que esse jogo milenar tem com as suas lendas curiosas que nos deixa no mundo da imaginação. O seu histórico é rico e potencializado pelas pessoas que tem o contato com esse jogo e escancara o seu fascínio pela notada riqueza desse grande entretenimento. É a premissa desse fenômeno mundial deixando um legado por onde passa.
O aprendizado do xadrez é de fácil compreensão devido às formas lúdicas de como ele é passado, a começar pelo posicionamento do tabuleiro, do posicionamento das peças e a maneira como elas atuam dentro do universo quadrado.
As regras são perfeitamente compreensíveis dando uma conotação  auto disciplinadora para aqueles que têm o contato com o xadrez, que basicamente dita uma pauta ética servindo para impor respeito aos deveres de cada enxadrista na condução do seu jogo.

A referida pesquisa tem por finalidade o estudo do dimensionamento de forma global para se possuir uma escola de qualidade integral a qual necessita dessa grande ferramenta pedagógica, para pensar, concentrar e tomar decisões das jogadas a serem efetuadas de acordo com o cálculo lógico da intelectualidade de cada indivíduo. 

domingo, 26 de janeiro de 2014

Sofia a vencedora


Sofia Melo (Foto Xadrez Petrolina)

Sofia
Faça  nesse teu desafio as jogadas da tua criatividade, demonstrando toda tua astúcia e coragem.
Ela que está fazendo tratamento intensivo em São Paulo, com fé em Deus voltará a jogar o xadrez que todos admiram.

A comunidade enxadrística de Petrolina e região torce por mais uma vitória da tua vida.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

1ª Etapa do Circuito Sanfranciscano de Xadrez

A Associação Sanfranciscana de Xadrez iniciará a temporada 2014 no dia 15 de Março. A mesma levará o nome do saudoso amigo e Professor Josué de Souza. Estão confirmadas as datas de 12 de Abril e 24 de Maio de 2014 para a 2ª e 3ª Etapas do Circuito Sanfranciscano de Xadrez. 
Esperamos o apoio de todos enxadristas da região.
AGUARDEM O FOLDER!

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Um garoto chamado J’ADOUBE

                                Lourival (a direita) numa competição.

               Lourival e sua Mãe Maria na premiação da Copa Gazzeta de Xadrez.(em 2004)
     
Quem pratica xadrez têm conhecimento da palavra J’ADOUBE.  Caso  alguma peça tanto sua como a do adversário fique fora da casa ou em casa errada e haja a necessidade de arrumação, pede-se permissão para arrumar ou colocá-la no local correto. A palavra J’ADOUBE é de origem francesa que significa: um pedido de licença e permissão.
Num torneio do River Shopping realizado no ano de 2002, dentre algumas partidas, jogavam numa determinada mesa, os atletas Gustavo x Lourival que era meu aluno no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Petrolina  na época. Os dois eram jogadores de destaque da cidade e com certeza naquele confronto  se decidiria o título da categoria.
Foi quando Lourival movimentou sua dama para uma casa onde o cavalo adversário a capturaria com um duplo ataque com xeque de cavalo. Quando o mesmo soltou a peça na casa, se apercebeu do equívoco da jogada, falando para Gustavo: 
- J’ADOUBE!

Sabedor dessa regra básica, seu oponente solicitou a presença do árbitro na mesa para registrar a ocorrência, que logicamente deu o veredicto final em favor do próprio. Tal decisão fez com que Lourival caísse em prantos, afirmando para todos os presentes, inclusive aos seus pais,  que eu não havia ensinado o significado correto da palavra J’ADOUBE para ele.
Naquela hora eu me encontrava literalmente em xeque, então achei uma saída plausível... Propositadamente convoquei todos os meus alunos que participavam daquela competição fazendo uma simples pergunta...

- Eu ensinei o que é J’ADOUBE PARA VOCES?
Um grupo de 6 alunos num tom uníssono afirmou:
- SIM! PROFESSOR.
Então me dirigi a Lourival falando que lamentavelmente eu só não tinha ensinado para o mesmo. Ele imediatamente se retirou da competição, inconformado com a perda da partida.
A  primeira regra que ensinamos para os  alunos iniciantes é que a peça tocada tem que ser jogada. A não ser em casos de impossibilidade em que o rei fique em xeque, ou seja, um lance impossível. Então, usa-se essa formalidade ao pedir permissão como condição para tocar em alguma peça.
Dias depois ele se apresentou nas aulas de xadrez me pedindo desculpas pelo ocorrido, dizendo ter esquecido que eu tinha ensinado essa regra, a qual é universal. Prontamente o desculpei.
Lourival era uma criança inteligente, comportada, saudável e talentosa. Era muito querido no meio e me tinha um grande respeito. O problema era que ele não digeria bem as suas poucas derrotas em competições.
Ao longo do período escolar, aos poucos fui corrigindo isso dele, sendo que o mesmo  começou a entender o significado de cada resultado dentro de uma partida, absorvendo melhor os seus reveses.
Quando ele se transferiu para o GEO levou consigo um “Bulling” (na época apelido) emplacado na sua pessoa.   A turma do xadrez, o chamavam de J’ADOUBE devido ao episódio ocorrido. O incrível é que o mesmo aceitava tranquilamente as brincadeiras dos colegas numa boa.  Ele hoje cursa o 5º período de MEDICINA na Universidade de Pernambuco em Recife.
O encontrei há uns quatro anos e comentamos aquele episódio. O assunto foi motivo de risadas de ambas as partes.   Já pensaram se o chamarem de DR. J’ADOUBE quando ele se formar? (brincadeira).
São essas histórias que preenchem o espaço da nossa convivência enxadrística, fazendo com que a gente passe esse esporte que aprendemos a amar de uma forma onde a interação produza um efeito social, e a partir dos parâmetros da inter-relação, traga uma contribuição positiva na formação de cidadãos de caráter ilibado para o mundo. 

Saudações enxadrísticas.

Emídio Santana

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PARABÉNS! MEU FILHO



Quero registrar o aniversário de Anderson Diego, que me deu a alegria de voltar a jogar xadrez e ser Professor de xadrez com sucesso.
Que a tua estratégia de jogo vencedor seja sempre paralela a da tua vida.
Um beijo no teu coração.
Teu PAI Emídio Santana     

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

POR QUE O POKER?




Por que o POKER está atraindo adeptos do nosso XADREZ?
A revoada dos nossos enxadristas pelo Brasil tem causado um certo espanto pois trata-se de ideias estratégicas diferentes de plano de jogo. Os dois são reconhecidos como esportes da mente. 
Poderia citar o nome do meu amigo Egas Montgomery de Salvador que abandonou o xadrez para dar atenção ao POKER. Recordo-me que num certo Pituba Open organizado pelo próprio, o mesmo falou que pela primeira vez tinha ganho dinheiro em torneio de xadrez, algo em torno de R$ 2.000,00. Chega a ser piada comparando com o que ele ganha hoje jogando torneios de POKER em Salvador. Falam que gira em torno de R$ 15.000,00 mensalmente.
Em Maio do ano passado o meu amigo Edmar Monte organizou o Memorial Francisco Alves em Fortaleza distribuindo uma premiação de R$ 6.000,00 e foi bem sucedido com a presença de GMS dentro da competição que valorizou o evento. Na mesma época estava em disputa o Fortaleza Poker Tur com uma premiação exorbitante de R$ 180.000,00!!!
Os jogadores de ponta do xadrez mundial ganham em torno de 2 Milhões de dólares por ano com torneios realizados em países da Europa e Ásia onde existem premiações altas. Segundo a revista Meio Jogo o GM Krikor Mekhitarian foi líder com uma premiação acumulada no ano passado, em torno de R$ 30.000,00. Deve ser brincadeira!!!
No Poker o dinamarquês Peter Eastgate ganhou o Main Event das WSOP em  2008, faturando um prêmio de 9 milhões  de dólares. 
O certo é que o POKER tem uma mídia que lhes dar suporte principalmente nos Estados Unidos, enquanto o nosso xadrez capenga buscando a logística ideal para os moldes de uma mídia exigente. Falta público para se ter retorno, assim sendo, inviabiliza as transmissões em cadeias televisivas.
Em Petrolina estou sabendo que o POKER tem levado alguns atletas para o seu ambiente, porém quando tem um torneio de xadrez eles não faltam. O xadrez consegue fazer essa proeza de atrair pessoas com premiações pequenas nos torneios. Acho que o coração fala mais alto e o xadrez com certeza é mais importante para o deleite de quem o pratica.
O Xadrez não me deu riqueza, mas me fez compartilhar com as suas nuances estratégicas onde contabilizei mais amigos na minha vida. Nada contra aos nossos amigos do POKER. Eu particularmente sou mais o xadrez!
Na minha aquiescência teórica acredito que um jogador de POKER jamais será um jogador de xadrez, mas um jogador de xadrez possivelmente será um jogador de POKER.   
Por favor, façam as suas apostas!!! Lembrem-se que no jogo da Vida nem sempre ganha quem descarta primeiro.    

TORNEIO DA AMIZADE EM GARANHUNS



DESEJO SUCESSO AO CLUBE DE XADREZ DE GARANHUNS NO TORNEIO DA AMIZADE, QUE DÁ INÍCIO A TEMPORADA 2014.
INFELIZMENTE NÃO PODEREI ESTÁ PRESENTE.
UM ABRAÇO A TODOS OS AMIGOS DA NOSSA QUERIDA GARANHUNS-PE.